Recomeço

Esse blog deve ser uma espécie de diário (ainda que talvez não seja atualizado diariamente), um “behind the scenes” do projeto que iniciou há mais de um ano com a proposta que as pessoas me dissessem o que gostariam de ganhar de Natal para que eu fizesse um desenho correspondente. Bom, muitas coisas aconteceram desde então e esse projeto acabou sendo incorporado à minha pesquisa no mestrado em Artes Visuais, na UFRGS.

A idéia do diário é registrar alguns pensamentos-chave no desenvolvimento do projeto, assim como ser uma forma de registro do processo e um canal de comunicação.

Começo com um relato breve do que está acontecendo nesse momento:

Há quase duas semanas venho repensando os desenhos. A primeira idéia era que eles correspondessem mais literalmente aos desejos que as pessoas me revelaram e formar uma espécie de “coleção”. Mas eu não me sentia satisfeita e, para falar a verdade, estava bem desestimulada com o trabalho.

Então, conversando com várias pessoas, me dei conta de que essa proposta de outras pessoas me dizerem o que desenhar tira do meu domínio o “o quê fazer”. Na verdade, eu criei um procedimento de trabalho, mas o assunto ficou à cargo de outras pessoas. Fiquei me questionando se isso não é a causa do meu desconforto e desestímulo.

Para tentar contornar isso e retomar o trabalho com mais entusiasmo (ou pelo menos com a inquietude que um bom desafio traz), a proposta é tentar me apropriar de alguns desses desejos e tomá-los como meus, e assim fazer pra eles um desenho que me diga algo sobre o que representam. Então esse é o desafio agora. Vamos ver como isso acontece.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: