Rachel Botsman, sobre compartilhar

Trecho de uma matéria com Rachel Botsman na Revista São Paulo.

Vi no Já matei por menos.

“Acho que grande parte da estranheza que o compartilhamento ainda gera hoje em dia é fruto de uma mentalidade que assimilou demais o discurso do individualismo. Eu vejo as pessoas falando sobre a chatice que é o amigo compartilhar demais nas redes sociais e fico pensando: mas não sempre foi assim? Nossas bisavós não iam até a casa da vizinha e contavam tudo? E não ficavam sabendo de tudo? Sempre foi assim, isso foi interrompido por um tempo e voltou a ter força.

A gente comprava junto, dividia as coisas, os problemas, a chatice da vida. Isso era sustentável tanto do ponto de vista ecológico como do ponto de vista de suporte. Eu acho que o compartilhamento torna as pessoas mais concretas. Se você usa um carro compartilhado, um transporte público, o outro importa, o outro invade o seu espaço todos os dias.

O que a internet vem fazendo, na minha opinião, é resgatar o nosso espírito de comunidade. Hoje a reputação na rede vale muito, é a sua rede de contatos, é o que garante que eu posso doar dinheiro para o seu projeto, posso te alugar minha casa de campo ou te dar uma carona. O que isso significa? Não é algo muito próximo do que significava ter fama de honesto antigamente?”

– Rachel Botsman

Concordo com ela. Tem tanta gente que participa da minha vida que, não fosse a internet, estaria longe. A gente faz mil coisas o dia inteiro, tem uma vida tão corrida que, se não fossem esses espaços virtuais de convivência, ver os amigos tanto quanto se quer seria totalmente impossível. Adoro poder dividir minha vida com essas pessoas como se elas fossem todas minhas vizinhas, a um muro de distância.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: